VISITAS

Programa para iniciantes

Programa Curso Básico de espanhol



Unidad 1


Saludos

despedidas


presentaciones


El alfabeto


Pronombres personales sujetos


presente del indicativo de los verbos

ser


estar


Unidad 2


Estudio de las letras del alfabeto


b, v, c, ch, d, g, h, j, l, ll, ñ, r/rr, s, t, , x, y, z



Unidad 3


Actividades durante la semana, días de la semana


Artículos determinantes e indeterminantes


Contracciones



Unidad 4



Grados de parentesco



Estado civil



Meses del año


Los adjetivos posesivos



Unidad 5


Verbo tener(ter)- presente del indicativo

El uso de la c


Signos de puntuación.


Unidad 6


El cuerpo humano y sus partes, características


Gentilicios (nacionalidades)


Unidad 7


Los adjetivos calificativos


Verbos regulares de la primera conjugación (terminación en AR)



Unidad 8


Vestuarios diferentes en diferentes épocas del año


Los colores


Relación vendedor-cliente



Unidad 9


Números cardinales


El horario


Verbos regulares de la segunda conjugación



Unidad 10


 Lugares donde se puede vivir


Partes de una casa


Estaciones del año


Palabras relacionadas con el tiempo


Instrumentos para protegerse del mal tiempo



Unidad 11


Expresiones adverbiales de tiempo


El uso de muy y mucho




Unidad 12


Lo que puede haber en el barrio



Pidiendo informaciones con sus posibles respuestas


Expresiones que indican localización



Unidad 13


Los profesionales y sus funciones


Pronombres y adjetivos demostrativos




Programa oficial do estado de Minas Gerais


LÍNGUA ESPANHOLA  ENSINO  MÉDIO 



HABILIDADES

OBJETIVOS

         O candidato deverá revelar      
I    -  Capacidade de compreensão de textos em nível médio.
II   -  Habilidade de análise, dedução, distinção e seleção.
III  -  Domínio do vocabulário básico.
IV -  Conhecimentos gramaticais:

1.    Sistema verbal
-  Verbos regulares e irregulares no presente  do indicativo e presente do subjuntivo.
-  Passados simples e compostos do indicativo.
-  Futuro do indicativo.
-  Condicional (Futuro do pretérito).
-  Pretérito imperfeito do subjuntivo.
-  Imperativo afirmativo e negativo.
2.       Artigos definidos e indefinidos.
3.       Substantivos:  gênero, número e grau.
4.       Graus do adjetivo.
5.       Adjetivos:  possessivos, demonstrativos, indefinidos, qualificativos, numerais, interrogativos e exclamativos.
6.       Pronomes pessoais do caso reto e oblíquo, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.
7.       Preposições e locuções preposicionais.
8.       Advérbios e conjunções.
9.       O discurso indireto.

V – Funções comunicativas:

Agradecer e desculpar-se. Cumprimentar. Expressar dúvida e certeza. Expressar gostos e preferências.
Expressar sentimentos e emoções.


Referências Bibliográficas

         A lista abaixo representa apenas uma orientação a título de exemplo:

HERMOSO,  A. González, Cuenot, J. R. e  Alfaro, M. Sánchez. Gramática de Español
Lengua   Extranjera – Curso Práctico. EDELSA – Madrid.

TORREGO, Leonardo Gómez. Gramática Didetica del Espanõl.

SM – Madrid.

VIUDEZ, Francisca Castro, Arrese, Fernando Marín, Galvez,  Reyes Morales e Muñoz, 
Soledad  Rosa. Ven 1 e Ven 2 – Espanhol Lengua Extranjera. EDELSA/EDI 6 – Madrid.

Diccionario Básico de la  Lengua Española. Dirección  de  Aquilino  Sánchez.  SGEL.  Madrid.

Pequeno Dicionário Brasileiro: Espanhol/Português  -  Português/Espanhol. Coordenação e revisão de Rebeca Martín  -  Oficina de Textos  -  São Paulo.

Leitura, interpretação e exercícios relacionados aos conhecimentos lingüísticos de textos em Língua Espanhola, retirados de jornais e revistas.      


CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE  LÍNGUA INGLESA – ENSINO MÉDIO – 2006
Eixo temático I: LEITURA

Gêneros


Notícias. Artigos. Letras de música. Charges. Provérbios. Fábulas. Histórias em quadrinhos. Resenhas. Questionários de Pesquisa (Surveys). Diagramas e Gráficos. Manuais de instrução. Propagandas institucionais. Guias turísticos. Letras de música. Reportagens. Entrevistas. Classificados. Cartazes. Convites. Verbetes. Rótulos. Anúncios publicitários. Receitas. Biografias Convites. Provérbios. Bulas de remédio. Contos. Folders. Fábulas. Poemas. Crônicas.

Campos semânticos
Identidade. Cidadania. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.


Tópicos

Habilidades /conteúdos básicos

1. Ler textos autênticos de diferentes gêneros (retirados de suportes variados) sobre diferentes assuntos relacionando-os aos seus diversos usos sociais, tendo em vista a tendo em vista um nível aprofundado de compreensão, incluindo os pontos principais e
os detalhes.




a)            Identificar (fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condições de produção (o gênero a que pertence, função comunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicação).
b)           Estabelecer relações entre gênero (finalidade do texto, público-alvo etc) e os recursos lingüísticos e não-lingüísticos (saliências gráficas) utilizados pelo autor.
c)            Identificar e/ou estabelecer relações de semelhanças, diferenças, oposições, contradições e redundância.
d)           Localizar informação específica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura.
e)            Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais e de aspectos lexicais.
f)             Identificar e/ou inferir sentido com base nas características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais (argumentações, exposições, injunções, descrições, narrações).
g)            Inferir os efeitos de sentido a partir das escolhas de itens lexicais e de linguagem figurada feitas pelo autor.
h)           Comparar opiniões ou pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema.
i)             Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais).
j)              Inferir sentido no processo de interação leitor-texto tendo por base os três tipos de conhecimento (o prévio ou enciclopédico, o textual e o léxico-sistêmico).



Eixo temático II : COMPREENSÃO ORAL (ESCUTA)

Gêneros

Conversa informal. Diálogos para expressar funções sociais diferentes. Scripts de filmes. Scripts de desenhos animados. Balões de histórias em quadrinho. Scripts de sitcoms. Conversa telefônica. Mensagens eletrônicas. Trava-línguas. Quadrinhas. Anúncios em alto-falantes. Entrevistas (no rádio ou na TV). Propagandas (no rádio ou na TV). Documentários (no rádio ou na TV). Programas (de rádio ou de TV).Peças de teatro.



Campos semânticos
Identidade. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.


Tópicos

Habilidades /conteúdos básicos

2. Ouvir textos autênticos de diferentes gêneros (retirados de suportes variados) e relacioná-los aos seus diversos usos sociais, tendo em vista a compreensão dos pontos principais do que foi ouvido.


a)            Identificar a função comunicativa e o gênero textual, o local onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos.
b)           Identificar informações específicas e estabelecer relações contextuais para distinguir pontos de vistas diferentes e para anotar pontos principais.
c)            Perceber as marcas do discurso oral (hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turnos, coloquialismo, contrações de itens lexicais e gramaticais etc.).
d)           Construir as intenções explícitas e inferir as implícitas, de acordo com as intenções comunicativas dos envolvidos na interlocução.
e)            Inferir significados com base em marcas sonoras sinalizadoras de sentido (ritmo, tonicidade, entonação etc.).


Eixo temático III : PRODUÇÃO ESCRITA

Gêneros

Guias turísticos. Folders. Reportagens. Manchetes. Resenhas. Cartas. Bilhetes. Cartões postais. Convites. Anúncios. Relatos de acontecimentos. Relatórios de experiências. Resumos. Fichamentos. Esquemas e diagramas. Notícias. Artigos. Cartas de leitor. Manchetes. Calendários. Lembrebes. Diários. Instruções para jogos. Perfis pessoais. Biografias. Listas. Receitas. Poemas.

Campos semânticos

Identidade. Cidadania. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.


Tópico

Habilidades /conteúdos básicos

3. Produzir textos coesos e coerentes de diferentes gêneros, tendo em vista as condições de produção (quem escreve, sobre o que, para quem, para que, quando, de que forma, onde), relacionando-os aos seus diversos usos nas práticas sociais do cotidiano que são realizadas pela escrita.




a)            Produzir textos coesos e coerentes, ao longo do processo cíclico de planejar, revisar, reescrever, produzir e editar, tendo em vista as condições de produção sob as quais se está escrevendo.
b)           Fazer uso, nos textos produzidos, de recursos coesivos gramaticais e lexicais como, por exemplo, os pronomes, as conjunções, os hiperônimos, os sinônimos e os antônimos.
c)            Fazer uso, nos textos produzidos, de aspectos gramaticais para construir os efeitos de sentido pretendidos.
d)           Avaliar e/ou redigir textos argumentativos, considerando as condições de produção.
e)            Avaliar e/ou redigir textos expositivos, considerando as condições de produção.
f)             Avaliar e/ou redigir textos narrativos, considerando as condições de produção.
g)            Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de seqüência de eventos e/ou enumeração de passos ou estágios.
h)           Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de tese-argumento.
i)             Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de fato-opinião.
j)              Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de comparação-contraste.
k)           Produzir efeitos de sentido pretendidos pelo uso de notações como travessão, aspas, itálico, negrito, letras maiúsculas, dois pontos e reticências.
l)             Ordenar parágrafos de modo a reconstruir a seqüência dos textos originais



Eixo temático IV : PRODUÇÃO ORAL

Gêneros


Conversa informal. Diálogos para expressar diversas funções sociais. Conversa telefônica. Entrevistas. Questionários (surveys). Recados. Mensagens eletrônicas. Lembretes. Entrevistas (no rádio ou na TV). Programas (de rádio ou de TV. Propagandas (no rádio ou na TV). Documentários (no rádio ou na TV). Instruções de uso. Instruções de seqüência de passos ou estágios. Apresentações com suporte escrito. Relatos de acontecimentos.

Campos semânticos
Identidade. Cidadania. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.


Tópico

Habilidades /conteúdos básicos

4. Falar, fazendo uso da língua estrangeira para atingir propósitos reais de comunicação em função dos objetivos, da situação de interlocução e das características dos interlocutores.

a)            Interagir por meio da língua estrangeira para cumprimentar, despedir-se, elogiar, convidar, recusar e aceitar convites, reclamar, dar opiniões, assim como para a comunicação oral na sala de aula (pedidos de esclarecimentos, pedidos de licença para entrar e sair da sala, empréstimos de materiais).
b)           Usar a língua estrangeira nas interações propostas para as situações de aprendizagem nas atividades de “faz de conta” (role play).
c)            Identificar e/ou fazer uso de palavras e expressões próprias da linguagem oral (hesitações, sinais de interrupção, coloquialismos, contrações, sinais de início e fim da fala etc.) e de marcas de colaboração do ouvinte (fillers) no processo da interação oral.
d)           Identificar e/ou produzir as diferentes pronúncias para o “–ed” em verbos e adjetivos.
e)            Identificar e/ou produzir as diferentes pronúncias para o “–s” em verbos na terceira pessoa do singular ou no plural dos substantivos.



Eixo temático v : Conhecimento léxico-sistêmico (que subjaz a prática social de textos orais e escritos dos vários gêneros).

Gêneros


Notícias. Artigos. Letras de música. Charges. Provérbios. Fábulas. Histórias em quadrinhos. Resenhas. Questionários de Pesquisa (Surveys). Diagramas e Gráficos. Manuais de instrução. Propagandas institucionais. Guias turísticos. Notícias. Artigos. Letras de música.

Conversa informal. Diálogos para expressar diversas funções sociais. Scripts de filmes. Scripts de desenhos animados. Balões de histórias em quadrinho.

Guias turísticos. Folders. Reportagens. Manchetes. Resenhas. Cartas. Bilhetes. Cartões postais. Convites. Anúncios. Relatos de acontecimentos. Relatórios de experiências. Resumos. Fichamentos. Esquemas e diagramas.
Conversa informal. Diálogos para expressar diversas funções sociais. Conversa telefônica. Entrevistas. Questionários (surveys). Recados



Campos semânticos
Identidade. Cidadania. Relações familiares. Educação. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Meio ambiente. Saúde. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Cronologia. Ética e Valores.


Tópico

Habilidades /conteúdos básicos

5. Usar os aspectos léxico-sistêmicos para compreender e produzir textos orais e escritos.







a)            Reconhecer as funções comunicativas de aspectos do sistema gramatical (imperativo, modais, discurso direto e indireto, voz passiva), assim como os efeitos de sentido que ajudam a construir nos vários gêneros textuais.
b)           Identificar e/ou fazer uso adequado dos marcadores do discurso (palavras de ligação) e das relações semânticas que ajudam a estabelecer.
c)            Identificar e/ou fazer uso adequado dos pronomes e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer.
d)           Fazer uso adequado do presente perfeito e do presente pefeito contínuo no processo de recepção /produção do texto oral e escrito.
e)            Fazer uso adequado do passado perfeito e passado perfeito contínuo no processo de recepção/ produção do texto oral e escrito.
f)             Fazer uso adequado dos diversos tipos de futuro no processo de recepção/ produção do texto oral e escrito
g)            Fazer uso adequado dos modais no processo de recepção/produção do texto oral e escrito.
h)           Fazer uso adequado do gerúndio e infinitivo no processo de recepção/produção do texto oral e escrito.
i)             Fazer uso adequado do discurso direto e indireto no processo de recepção/produção do texto oral e escrito.
j)              Fazer uso adequado da ordem de palavras no processo de recepção/produção do texto oral e escrito.
k)           Reconhecer e/ou produzir a forma escrita de valores, numerais cardinais e ordinais, datas e números de telefone.
l)             Formar conjuntos lexicais com itens do mesmo campo semântico.
m)         Formar pares de sinônimos, de antônimos e de palavras relacionadas.
n)           Formar novas palavras pelo acréscimo de prefixos e sufixos.
o)           Distinguir sons de vogais, ditongos e consoantes.
p)           Distinguir aspectos básicos de entonação, ritmo e tonicidade.


Referências Bibliográficas


MARQUES, Amadeu. Inglês. Série novo ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2000.

MICHAELLES. Moderno Dicionário: Inglês/Português/Português/Inglês. São Paulo: Saraiva, 2000.

PRESCHER, Elizabeth et ali. Graded English. Volume único. São Paulo: Moderna, 2002.

TOMPSON, Patrick W., BRENNAN, Dave K., JÚNIOR, Vidal Serrano. English at hand. São Paulo: FTD, 2002.

TORRES, Nelson. Gramática prática da Língua Inglesa: o inglês descomplicado. São Paulo: Saraiva, 2000.

WATKINS, M., PORTER, Timoty. Gramática da Língua Inglesa. São Paulo: Ática, 2002.













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